ou
Cadastre-se como clienteApresentação
Este livro, resultado de anos de pesquisa e trabalho, começou a ser delineado com base em uma apostila elaborada a pedido de nossos alunos (operadores do Direito) dos cursos Comunicação Eficaz como Ferramenta para Atuação do Advogado, Meios Comunicacionais das Formas Alternativas de Resolução de Conflitos e Comunicação e Oratória - Teoria e Prática ministradas respectivamente na Escola Superior de Advocacia de São Paulo - OAB/SP, Associação dos Advogados de São Paulo - AASP e no Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo - CE/PGE.
Este material foi cuidadosamente elaborado para responder à maioria das dúvidas dos nossos alunos e para que fosse utilizado como fonte de consulta durante os cursos e principalmente após o término deles.
Experimentamos vários formatos e várias maneiras de organização de acordo com os diferentes cursos relacionados à área jurídica direcionadas a advogados, procuradores, desembargadores, concursandos e, com base nas atividades práticas, compilamos suas necessidades, solicitações e críticas.
No Direito (segmento jurídico), ciência essencialmente instrumentalizada pelo discurso, a comunicação eficaz é a principal ferramenta estratégica de trabalho. Segundo Toledo (2002, p. 22),
Todo cidadão deve zelar pelo vernáculo, mas o advogado é o grande profissional da palavra. É a palavra que dá forma final a seu trabalho. Se ele não sabe usá-la com perícia, os testemunhos, os documentos, o apoio legal, a bibliografia jurídica, as provas factuais não se transformam em argumentos e não lhe permitem defender, acusar, contestar, exigir, exortar, tergiversar, persuadir, convencer e negociar com eficiência. Seu sucesso na profissão é diretamente proporcional a seu desempenho lingüístico, a sua habilidade de manejar palavras.
Assim, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessam por desenvolver aspectos relacionados à comunicação pessoal e profissional.
Com o objetivo de investigar a real contribuição do fonoaudiólogo, da comunicação como ferramenta estratégica e da voz como instrumento de trabalho para os profissionais da área jurídica, iniciamos uma pesquisa entre profissionais e instituições ligados ao Direito. Esse trabalho foi desenvolvido por meio das seguintes atividades:
- mapeamento de necessidades (entrevistas e reuniões)
- análise de desempenho (laboratório de observação)
- cursos e treinamentos (temas específicos)
Com base nos resultados obtidos durante esse trabalho de pesquisa, tivemos a oportunidade de desenvolver um curso cujo objetivo é promover a capacitação profissional. Assim, nos últimos anos temos nos dedicado ao estudo de novas estratégias e técnicas para auxiliar o profissional do Direito a ter sucesso no seu dia-a-dia de trabalho e relacionamento interpessoal.
Tomando como referência a solicitação de alunos e profissionais da área, organizamos este livro. Nosso objetivo não é esgotar o assunto, e sim iniciar um novo caminho de parceria e comprometimento com a área jurídica.
Desejamos uma boa leitura.
As Autoras