Carregando...
Gisele Leite - Articulista
Área do Autor

Professora universitária há mais de três décadas. Mestre em Filosofia. Mestre em Direito. Doutora em Direito. Pesquisadora-Chefe do Instituto Nacional de Pesquisas Jurídicas.

Presidente da ABRADE-RJ - Associação Brasileira de Direito Educacional. Consultora do IPAE - Instituto de Pesquisas e Administração Escolar.

 Autora de 29 obras jurídicas e articulista dos sites JURID, Lex-Magister, Portal Investidura, COAD, Revista JURES, entre outras renomadas publicações na área juridica.


Artigo do Autor

Um quarto de século e o (in) finito clonado.

  

Resumo:

Apesar de reconhecer que nem tudo que é cientificamente possível de ser praticado, corresponda, a eticamente aceitável, há vinte e cinco anos atrás inauguramos uma importante descoberta a clonagem da ovelha Dolly o que nos fez reconhecer o imperativo de conciliar o desenvolvimento tecnológico com a proteção da vida humana e da qualidade de vida.

Palavras-chave: Clonagem. Lei de Biossegurança. Constituição Federal Brasileira de 1988. Ovelha Dolly.

 

 

Depois de um quarto de século, o mundo boquiaberto se deparou com a primeira clonagem de mamífero realizada a partir de uma célula adulta. Foi a ovelha Dolly, quando se inaugurou sérios debates sobre as intrincadas discussões sobre ética, ciência e legislação.

Dolly nascida nos laboratórios de Roslin Institute, da Universidade de Edimburgo, na Escócia só teve seu nascimento anunciado em 25 de fevereiro do ano seguinte. E, representou o único animal como exemplo exitoso entre duzentas e setenta e sete tentativas fracassadas.

Dois anos mais tarde, um estudo apontou a tendência da ovelha em envelhecer precocemente. E, em 2002, apresentou doença pulmonar progressiva, o que segundo alguns cientistas representava um sintoma de envelhecimento. Aos seis anos de vida, a ovelha foi abatida para evitar-lhe uma morte agonizante por conta de infecção pulmonar incurável. E, seu corpo fora empalhado e, atualmente, encontra-se exposto no Museu Real da Escócia, localizado em Edimburgo.

Seu nome Dolly foi uma homenagem à cantora Dolly Parton afinal era um nome mais palatável do que cordeiro nº 6LL3. A experiência lançou o medo na humanidade de ser copiada, chegando a ser comparada à bomba atômica e, em 2018, soube-se que certo grupo de ativistas se lançou contra a clonagem e, tentou sequestrar a famosa ovelha em 1998, mas fracassou.

Temia-se a prática de eugenia, ou seja, a prática de criação de seres humanos perfeitos através da manipulação genética e, com potencial aumento do poder dos cientistas na busca da eterna perfeição. Teríamos, então, finalmente o Olimpo. 

Tais efeitos chegaram às esferas políticas, tanto que Bill Clinton, o Presidente dos EUA na época, chegou a proibir a utilização de fundos federais para prática de clonagem humana e, depois, o Conselho da Europa adotou, no ano seguinte, protocolo para proibir a referida técnica em seres humanos. Igualmente o Vaticano expediu a condenação e as organizações internacionais, tais como a OMS, a UNESCO e, ainda, a Comissão Europeia[1].

 

Enquanto diversas preocupações e questões foram suscitadas, Dolly seguia sendo a capa de jornais e revistas e, recebendo a visita de curiosos, e quase viveu como uma ovelha normal, não fossa a sua estrondosa fama e os problemas de saúde e, seis cordeiros a caminho.

 

Ainda em 2001, apresentou artrite, o que foi considerado pelos cientistas como efeito secundário da clonagem e, em 2003, contraiu a fatídica infecção pulmonar incurável.

Muitos anos mais tarde, a manipulação genética em humanos voltou a ser notícia, quando em novembro de 2018, cientista chinês afirmou ter ajudado a criar os primeiros bebês geneticamente manipulados, sendo gêmeas cujo ADN

 

fora alterado por meio de tecnologia capaz de reescrever todo o mapa da vida, com o objetivo de tornar mais resistentes ao vírus da SIDA[2].

O referido cientista chinês foi condenado a três anos de prisão e ao pagamento de multa de três milhões de yuanes. E, autoridades chinesas anunciaram que em janeiro de 2019 que outra mulher estaria grávida de criança com DNA modificado, além das gêmeas, mas o nascimento deste bebê não fora confirmado.

Um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à matriz original. Portanto, a clonagem é mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias.

 

Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. E, a grande novidade foi que a Dolly, abriu o caminho para a possibilidade da clonagem humana.

 

Enfim, todos nós já fomos uma célula única resultante da fusão de óvulo com espermatozoide. Essa primeira célula já contém em seu núcleo o DNA contendo toda a informação genética apta a gerar um novo ser. O DNA nas células fica extremamente condensado e organizado em cromossomos, e todas as outras células do corpo humano possui quarenta e seis cromossomos.

 

Em cada célula, temos vinte e dois pares que são iguais nos dois sexos, chamados de autossomos e, um par de cromossomos sexuais (XX para mulheres e XY para homens). Essas células com quarenta e seis cromossomos são as chamadas células somáticas.

 

Depois da fecundação, a célula começa a se dividir progressivamente, e na fase de oito a dezesseis células, as células do embrião se diferenciam em dois grupos, a saber: o grupo de células externas que vai originar a placenta e anexos embrionários e uma massa de células externas que vai originar o embrião propriamente dito.

 

Após setenta e duas horas, o referido embrião, contando agora com cerca de cem células, é chamado de blastocisto. É nessa fase exatamente que ocorre a implantação do embrião na cavidade uterina.

Com exceção dos genes responsáveis pela manutenção do metabolismo celular que se mantêm ativos em todas as células do organismo, só irão funcionar em cada tecido ou órgão os genes importantes para a manutenção deste. Os outros se mantêm silenciados ou inativos.

A grande descoberta da notícia da Dolly foi a descoberta de que uma célula somática de mamífero, já diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a ser totipotente. Isso foi conseguido através da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária da ovelha que originou a Dolly para um óvulo recém-fecundado por um espermatozoide.

 

Segundo Brigitte Boisselier, a fertilização in vitro é técnica de fabricar cópias humanas sendo considerada como método alternativo de reprodução bem como a fertilização assistida adotada por casais inférteis ou homossexuais. E, os defensores da clonagem humana argumentam, que a fertilização in vitro quando iniciada há mais de duas décadas, também acarretou grandes protestos mundiais e, registram-se milhares de crianças que nasceram por conta dessa tecnologia.

É sabido que a clonagem humana é proibida no Brasil, assim como prevê o artigo 6º, inciso IV, da Lei nº 11.105/05 (Lei de Biosseguranca), in verbis:

          “Art. 6º Fica proibido:  I – implementação de projeto relativo a OGM sem a manutenção de registro de seu acompanhamento individual;   II – engenharia genética em organismo vivo ou o manejo in vitro de ADN/ARN natural ou recombinante, realizado em desacordo com as normas previstas nesta Lei III – engenharia genética em célula germinal humana, zigoto humano e embrião humano; IV – clonagem humana; V – (...)”.

 

Essa mesma Lei regulamentou como crime a prática da clonagem humana, e dispõe em seu artigo 26, a pena para aquele que comete tal delito. In litteris:

   “Art. 26. Realizar clonagem humana:    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

Dessa forma, muito se questiona quais são os motivos do legislador pátrio para proibir a clonagem humana, e aplicar uma sanção penal para quem realizá-la em nosso território nacional.

 

Porém, para compreender tais razões, é necessário entender, primeiramente, as justificativas para que a clonagem humana fosse não aceita no nosso ordenamento. Ou seja, é preciso analisar os prós e contras da clonagem humana e sua repercussão.

Como argumentos a favor, é possível citar: o desejo da pessoa em ter o seu DNA preservado através do tempo e do espaço, ao ter um clone seu; a vontade de reproduzir um ente já falecido, em virtude da sua morte iminente e a saudade remanescente; o desejo de tornar certas pessoas eternas, em virtude de seus feitos em diversas áreas, como de cientistas, doutrinadores e grandes nomes, por exemplo Albert Einstein, William Shakespeare, Pontes de Miranda; a cura de determinadas doenças e outras inúmeras razões.

Por outro lado, como argumentos contrários, cogita-se que: “o ser humano tem direito a ser geneticamente único e irrepetível”; a ameaça que a clonagem humana representa para a dignidade da pessoa humana, pois o ser humano tem o direito de não ser programado geneticamente em laboratório, ou ainda, ele é o responsável pela sua carga genética e ninguém poderia transferi-la para outrem sem a sua autorização; a propagação da discriminação, porque através dos clones, certas características físicas ou pertencentes a determinadas raças seriam valorizadas para serem clonadas; etc.

Portanto, em razão do princípio da dignidade da pessoa humana é um dos direitos fundamentais que regulam todo o ordenamento jurídico do Brasil, e não havendo como existir uma compatibilização entre a clonagem humana e esse princípio, é certo que a vedação da clonagem humana foi legislada dessa forma, não havendo qualquer inconstitucionalidade na Lei de Biossegurança[3].

Apesar de reconhecer que nem tudo que é cientificamente possível de ser praticado, corresponda, a eticamente aceitável, há vinte e cinco anos atrás inauguramos uma importante descoberta a clonagem da ovelha Dolly o que nos fez reconhecer o imperativo de conciliar o desenvolvimento tecnológico com a proteção da vida humana e da qualidade de vida.

  

Referências.

 

SMITH, HENRY. A Clonagem humana e os fundamentos de sua vedação na ordem jurídica. Disponível em: https://henrysmith.jusbrasil.com.br/artigos/243069169/a-clonagem-humana-e-os-fundamentos-de-sua-vedacao-na-ordem-juridica-brasileira  Acesso em 6.7.2021.

PRADO, Luiz Regis; HAMMERSCHMIDT, Denise. A Clonagem Terapêutica e seus Limites de Permissibilidade na Lei de Biossegurança Brasileira (Lei 11.105/2005). Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/bh/denise_hammerschmidt.pdf  Acesso em 6.7.2021.

ZARZ, Mayana. Clonagem humana: conhecer para opinar. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/clonagem-humana-conhecer-para-opinar-2/  Acesso em 6.7.2921.

DINIZ, Debora; AVELINO, Daniel. Cenário internacional da pesquisa em células-troca embrionárias. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/V66cYLq3wS6QBf3cqymJXZB/?lang=pt  Acesso em 6.7.2021.

Publico.pt. Clonagem. Foi há 25 anos que a ficção se tornou realidade e nasceu a ovelha Dolly. Disponível em: https://www.publico.pt/2021/07/03/ciencia/noticia/ha-25-anos-ficcao-tornou-realidade-nasceu-ovelha-dolly-1968976 Acesso em 6.7.2021.

LEITE, Gisele. Considerações sobre biodireito e a ética da genética. Disponível em: https://www.sedep.com.br/artigos/consideracoes-sobre-o-biodireito-e-a-etica-da-genetica / Acesso em 6.7.2021.

LEITE, Gisele. Os direitos de personalidade e clonagem humana. Disponível em: https://giseleleite2.jusbrasil.com.br/artigos/221036845/os-direitos-de-personalidade-e-clonagem-humana  Acesso em 6.7.2021.

LEITE, Gisele. Clonagem e demais manipulações modernas em face do Direito. Disponível em: https://giseleleite.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=386810  Acesso em 6.7.2021.

LEITE, G. A necessidade imperiosa do Biodireito. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-69/a-necessidade-imperiosa-do-biodireito-e-da-bioetica/  Acesso em 6.7.2021.

[1] Tabela Demonstrativa da Regulamentação sobre a Utilização de Embriões na Europa (In: Células estaminais: a favor e contra. Bionet. 2004. Disponível em http://www.bionetonline.org>. Acessado em 12/11/2004) Clonagem terapêutica (produzir embriões); utilizar embriões excedentes

Observações:

Portugal

Ilegal      Clonagem terapêutica

Ilegal Utilizar embriões excedentes

Decreto proíbe a criação ou utilização de embriões para fins de investigação ou experimentação científica.

 

Alemanha

Ilegal Clonagem terapêutica

Ilegal Utilizar embriões excedentes

Lei de Proteção do Embrião: só permite o diagnóstico ou análise de um embrião para seu próprio benefício e com objetivo de implantar no útero.

 Dinamarca

Ilegal Clonagem terapêutica

Legal Utilizar embriões excedentes

É legal utilizar embriões humanos quando o objetivo é aperfeiçoar as técnicas de fertilização artificial ou técnicas de investigação genética.

 Espanha

Ilegal Clonagem terapêutica

Legal Utilizar embriões excedentes

A legislação autoriza a investigação em embriões inviáveis.

 Finlândia

Ilegal Clonagem terapêutica

Legal Utilizar embriões excedentes

É obrigado destruir os embriões 14 dias após a fertilização.

 França

Ilegal Clonagem terapêutica

Ilegal Utilizar embriões excedentes

Existe lei específica que proíbe qualquer técnica de clonagem.

 Reino Unido

Legal Clonagem terapêutica

Legal Utilizar embriões excedentes

Em todos os casos, os embriões devem ser eliminados no período de 14 dias após a fertilização.

[2] A SIDA é um quadro clínico resultante da infeção pelo VIH, do qual se conhecem dois tipos: o VIH 1 e o VIH 2. Trata-se de uma doença que se transmite pelo sangue e pelo contacto sexual - pelo que qualquer pessoa pode ser infetada -, em que o VIH invade as células do sangue responsáveis pela defesa do organismo contra outras infeções e alguns tumores, comprometendo-a. Num doente com as defesas muito diminuídas, mesmo uma simples infeção pode tornar-se fatal. Os primeiros casos de síndrome de imunodeficiência adquirida (SIDA) foram relatados na década de 80 e, atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que existam cerca de 36,9 milhões de pessoas infetadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

[3] A Lei nº 11.105/2005, a qual proíbe a clonagem reprodutiva, utiliza somente o termo “clonagem terapêutica” para se referir à clonagem não reprodutiva, sendo esta “a clonagem com a finalidade de produção de células-tronco embrionárias para utilização terapêutica. A Clonagem "Terapêutica" é um procedimento cujos estágios iniciais são idênticos a clonagem para fins reprodutivo, difere somente no fato do blastocisto não ser introduzido em um útero. Ele é utilizado em laboratório para a produção de células-tronco (totipotentes) a fim de produzir tecidos ou órgão para transplante.

Artigos Anteriores

Tudo está bem quando acaba bem.

Resumo: A peça é, presumivelmente, uma comédia. Embora, alguns estudiosos a reconheçam como tragédia. Envolve pactos,...

As Alegres comadres de Windsor e o dano moral.

Les joyeuses marraines de Windsor et les dommages moraux. Resumo: A comédia que sobre os costumes da sociedade elizabetana inglesa da época...

Domada Megera, mas nem tanto.

Resumo: Na comédia, onde um pai tenta casar, primeiramente, a filha de temperamento difícil, o que nos faz avaliar ao longo do tempo a...

Hamlet: o último ato.

Resumo: Hamlet é, sem dúvida, o personagem mais famoso de Shakespeare, a reflexão se sobrepõe à ação e...

Othello, o mouro de Veneza.

Othello, o mouro de Veneza. Othello, the Moor of Venice.   Resumo: Movido por arquitetado ciúme, através de Yago, o general Othello...

Baudrillard e mundo contemporâneo.

Baudrillard et le monde contemporain     Resumo: Baudrillard trouxe explicações muito razoáveis sobre o mundo...

A censura equivocada às obras de Monteiro Lobato.

Resumo:   Analisar a biografia de Monteiro Lobato nos faz concluir que foi grande crítico da influência europeia sobre a cultura...

Mais um filtro recursal em andamento, para os recursos especiais.

Resumo: A inserção de mais um filtro recursal baseado em questão de relevância para os recursos especiais erige-se num...

A etimologia mais que contemporânea

  A palavra “boçal” seja como substantivo como adjetivo tem entre muitos sentidos, o de tosco, grosseiro, estúpido,...

Orfandade do trema

O motivo desse texto é a orfandade dos sem-trema, as vítimas da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. Depois dela, nem o...

Polêmica mascarada

Na contramão de medidas governamentais no Brasil, principalmente, em alguns Estados, entre estes, o Rio de Janeiro e o Distrito Federal...

Efeito pandemia no abismo social brasileiro

  Nosso país, infelizmente, ser negro, mestiço ou mulher é comorbidade. O espectro de igualdade que ilustra a chance de...

A fé na espada ou a força da cruz.

A efervescente mistura entre religião e política sempre trouxe resultados inusitados e danosos. Diante de recente pronunciamento, o atual...

Entre o ser e o nada

Resumo: Sartre foi quem melhor descreveu a essência dos dramas da liberdade. Sua teoria definiu que a primeira condição da...

Aprovado texto-base do Código Eleitoral brasileiro

Resumo: O Direito Eleitoral brasileiro marca sua importância em nosso país que adota o regime democrático representativo,...

O Dom & bom.

Em razão da abdicação de Dom Pedro I, seu pai, que se deu em 07 de abril de 1831, Dom Pedro, príncipe imperial, no mesmo dia...

O impeachment de Moraes.

Resumo: O pedido de impeachment do Ministro Alexandre de Moraes afirma que teria cometido vários abusos e ilegalidades no exercício do...

A morte de Deus e o Direito como muleta metafísica.

La mort de Dieu et de la Loi comme béquille métaphysique. Resumo: A difícil obra de Nietzsche nos ensina a questionar os dogmas,...

Abrindo a janela de Overton sobre a manipulação da opinião pública.

  Resumo: Todo discurso é um dos elementos da materialidade ideológica. Seja em função da posição social...

Efeitos de F.O.M.A – Fear of Meeting Again (O medo de reencontrar)

Autores: Ramiro Luiz P. da Cruz              Gisele Leite   Há mais de um ano, o planeta se vê...

LIQUIDEZ: a adequada metáfora da modernidade

 Resumo: Bauman foi o pensador que melhor analisou e diagnosticou a Idade Contemporânea. Apontando suas características,...

A metáfora[1] do Direito

         Resumo: O direito mais adequadamente se define como metáfora principalmente se analisarmos a trajetória...

Linguagem não sexista e Linguagem neutra (ou não binária)

 Resumo: A linguagem neutra acendeu o debate sobre a inclusão através da comunicação escrita e verbal. O ideal é...

Esclarecimentos sobre o Estado de Bem-Estar Social, seus padrões e crises.

Clarifications about the Social Welfare State, its patterns and crises.   Resumo: O texto expõe os conceitos de Welfare State bem como...

Auxílio Emergencial do INSS e direitos previdenciários em face da pandemia

Resumo: O auxílio emergencial concedido no ano de 2020 foi renovado para o atual ano, porém, com valores minorados e, não se...

A lanterna de Diógenes que iluminou Nietzsche

 Resumo: A Filosofia cínica surge como antídoto as intempéries sociais, propondo mudança de paradigma, denunciando como...

Considerações sobre a Repercussão Geral do Recurso Extraordinário na sistemática processual brasileira.

A repercussão geral é uma condição de admissibilidade do recurso extraordinário que foi introduzida pela Emenda...

Reis, piolhos e castigos

Resumo: A história dos Reis de Portugal conta com grandes homens, mas, também, assombrados com as mesmas fraquezas dos mais reles dos...

O dia de hoje...

  Resumo: Entender o porquê tantos pedidos de impeachment acompanhados de tantas denúncias de crimes de responsabilidade do atual...

Sobre o direito ao esquecimento: direito incompatível com a Constituição Federal brasileira de 1988.

 Resumo: O STF decidiu por 9 a 1 que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal brasileira...

Relações Internacionais & Direito Internacional.

Resumo: Depois da Segunda Grande Guerra Mundial, os acordos internacionais de direitos humanos têm criado obrigações e...

Costas quentes fritando ...

  Considerado como o "homem da propina" no Ministério da Saúde gozava de forte proteção de parlamentares mas acabou...

Capitalismo contemporâneo, consumo e direito do consumidor.

Resumo: O direito do consumidor tem contribuição relevante para a sociedade contemporânea, tornando possível esta ser mais...

O Ministro dos votos vencidos

Resumo: O Ministro Marco Aurélio[1] representa um grande legado para a jurisprudência e para a doutrina do direito brasileiro e, seus votos...

Religião & Justiça

Religion & Justice STF sur des sujets sensibles   Resumo: É visível além de palpável a intromissão da...

A injustiça do racismo

Resumo: É inquestionável a desigualdade existente entre brancos e negros na sociedade brasileira atual e, ainda, persiste, infelizmente...

Impacto da pandemia nas locações brasileiras

Resumo: A suspensão de liminares nas ações de despejos e desocupação de imóveis tem acenado com...

Regras, normas e princípios.

Resumo: O modesto texto expõe didaticamente os conceitos de normas, regras e princípios e sua importância no estudo da Teoria Geral do...

O achamento do Brasil

Resumo: O dia 22 de abril é marcado por ser o dia do descobrimento do Brasil, quando aqui chegaram os portugueses em 1500, que se deu...

O dia de Tiradentes

  Foi na manhã de 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, vulgo “Tiradentes”, deixava o calabouço,...

Imprensa no Brasil República

  Deve-se logo inicialmente esclarecer que o surgimento da imprensa republicana[1] não coincide com a emergência de uma linguagem...

Comemoração inusitada.

A manchete de hoje do jornal El País, nos humilha e nos envergonha. “Bolsonaro manda festejar o crime. Ao determinar o golpe militar de...

O enigma do entendimento

Resumo: Entre a Esfinge e Édito há comunicação inaugura o recorrente enigma do entendimento. É certo, porém,...

Limites e paradoxos da democracia contemporânea.

Resumo: Ao percorrer as teorias da democracia, percebe-se a necessidade de enfatizar o caráter igualitário e visando apontar suas...

Por uma nação.

O conceito de nação principiou com a formação do conceito de povo que dominou toda a filosofia política do...

A saga de Felipe Neto

A lei penal brasileira vigente prevê três tipos penais distintos que perfazem os chamados crimes contra a honra, a saber: calúnia que...

Resistir às incertezas é parte da Educação

É importante replicar a frase de Edgar Morin: "Resistir às incertezas é parte da Educação". Precisamos novamente...

Pós-modernismo & Neoliberalismo.

Resumo: O Pós-modernismo é processo contemporâneo de grandiosas mudanças e novas tendências filosóficas,...

Culpa, substantivo feminino

Resumo: Estudos recentes apontam que as mulheres são mais suscetíveis à culpa do que os homens. Enfim, qual será a senha...

A discutida liberdade de expressão

Resumo: Engana-se quem acredita que liberdade de expressão não tenha limites e nem tenha que respeitar o outro. Por isso, o Twitter bloqueou...

Os maus também fazem história...

Resumo: Dotado da proeza de reunir todos os defeitos de presidentes anteriores e, ainda, descumprir as obrigações constitucionais mais...

Viva o Dia Internacional das Mulheres!

Resumo: As mulheres se fizeram presentes nos principais movimentos de contestação e mobilização na história...

Criminalização do Stalking (perseguição obsessiva)

  Resumo: A crescente criminalização da conduta humana nos induz à lógica punitiva dentro do contexto das lutas por...

O significado da República

The meaning of the Republic   Resumo: O texto didaticamente expõe o significado da república em sua acepção da...

Considerações sobre a perícia médica e perícia previdenciária.

  Resumo: O modesto texto aborda sobre as características da perícia médica previdenciária principalmente pela...

Calúnia e Crime contra Segurança Nacional

Resumo: Ao exercer animus criticandi e, ao chamar o Presidente de genocida, Felipe Neto acabou intimado pela Polícia Civil para responder por...